Offline
Músicas para ouvir com as crianças: descubra 12 artistas e grupos que agradam toda a família
08/04/2021 10:34 em Música

 

Arnaldo A G Torres / DivulgaçãoSandra Peres e Paulo Tatit são a dupla por trás das músicas do projeto Palavra Cantada

Arnaldo A G Torres / Divulgação

 

Em tempos de isolamento social, pais e mães têm aprendido a passar cada vez mais tempo perto dos filhos. Depois de um ano de pandemia, a repetição da rotina começa a pesar. E a música é sempre um alento contra a monotonia — desde que seja uma música que o ouvinte goste, e que não fique se repetindo o tempo todo.

Para levar qualidade e variedade à playlist que os pais ouvem com os pequenos, GZH selecionou 12 álbuns para curtir em família. São discos que captam a atenção das crianças, mas também agradam os adultos — ao menos algum deles deve agradar você. 

Bandinha da Turma da Mônica
Para quem gosta de música sinfônica, este disco é uma preciosidade. Lançado em 1971, foi remasterizado em 2013 e está disponível nas plataformas de streaming. O álbum é assinado por Mauricio de Sousa e Gaó Gurgel, maestro brasileiro que trabalhou na gravadora Columbia, nos Estados Unidos. Também conta com a colaboração da poeta Wilma Camargo, responsável pelas letras, e do regente argentino Hector Lagna Fietta. 

Os Saltimbancos
Maior clássico do gênero infantil no BrasilOs Saltimbancos reúne em disco Nara Leão, Miúcha, os cantores do MPB4, Magro (o Jumento) e Ruy (o Cachorro), além do coro infantil. Versão da peça italiana I Musicanti, por sua vez inspirada no conto Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm, foi traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque, e estreou nos palcos em 1976. O disco foi lançado no ano seguinte. 

Crianceiras - Márcio de Camillo
O músico sul-mato-grossense Márcio de Camillo tem duas edições do projeto Crianceiras. A primeira foi lançada em 2011, com poemas musicados de Manoel de Barros. Em 2015, foi a vez de Mario Quintana ser adaptado pelo músico. Os arranjos exploram diferentes sonoridades acústicas, além de ritmos variados, como valsa, forró, xote e blues. 

Ao Vivo #EmCasaComSesc - Grupo Triii
O Grupo Triii foi formado em 2008 por músicos que tocavam anteriormente com a dupla Sandra Peres e Paulo Tatit, do Palavra Cantada. O trio já lançou quatro livros acompanhados de CDs e tem um movimentado canal no YouTube. Pela plataforma, é possível acompanhar o show completo do grupo no projeto #EmCasaComSesc. É uma boa amostra do que os multi-instrumentistas e performáticos Marina Pittier, Fê Stok e Ed Encarnação são capazes de fazer no palco. 

Tum Pá - Barbatuques
Primeiro disco do grupo totalmente dedicado ao público infantil, Tum Pá foi lançado em 2012 e tem 14 faixas, compilando canções autorais e temas da cultura popular brasileira com arranjos originais. Fundado em 1995, o grupo paulistano desenvolveu ao longo de sua trajetória uma abordagem única da música no Brasil, explorando os sons do corpo humano com técnicas percussivas. 

Música de Brinquedo - Pato Fu
Lançado em 2010, continua sendo um dos projetos mais originais da música para crianças no Brasil. O repertório consiste em versões de sucessos da música nacional e internacional, gravados em instrumentos de brinquedo como cornetas de plástico, xilofones e flauta doce, além de miniaturas de instrumentos profissionais. Até mesmo a participação das vozes infantis do disco é original: não há coros ou cantores mirins, mas crianças falando, gritando e brincando. 

Canções Curiosas - Palavra Cantada
A dupla formada por Sandra Peres e Paulo Tatit é uma instituição incontornável na música para crianças do Brasil. Formada em 1994, é caracterizada por canções infantis com arranjos originais e letras que não subestimam a inteligência das crianças. Criança Não Trabalha, do álbum Canções Curiosas, é um exemplo da poética da dupla. Escrita em parceria com o poeta Arnaldo Antunes, é um alerta contra o trabalho infantil. 

Vida de Mãe - Isadora Canto
A cantautora carioca é o grande destaque da maternidade cantada no Brasil. Seu nome é o mais presente nas playlists dedicadas ao momento do parto nas plataformas de streaming. As canções, no entanto, podem acompanhar a infância da criançada, dos pais e das mães, já que as letras tratam de diferentes fases da maternidade e do crescimento. 

Xou da Xuxa - Xuxa
Este é sem dúvida o disco infantil mais roqueiro de todos os tempos. Lançado em 1986, tem pitadas das bandas de rock icônicas da época, como Dire Straits e B-52's. Mas a influência mais gritante é  Van Halen – a abertura de Doce Mel remete a Jump, e os harmônicos de guitarra no refrão de She-Ra parecem saídos da famosa guitarra Frankenstrat de Eddie Van Halen
.  

Rádio Bita - Mundo Bita
Em seu canal no YouTube, o Mundo Bita tem uma série de releituras da música popular brasileira, a exemplo de Como uma Onda (Lulu Santos/ Nelson Motta), Sina (Djavan) e Anunciação (Alceu Valença). Os arranjos seguem a tendência alegre e estridente de outras gravações do Mundo Bita, o que deixa as versões ainda mais curiosas e divertidas. 

Par ou Ímpar - Kleiton & Kledir
Kleiton & Kledir também já enveredaram pela música infantil. Em Par ou Ímpar (2011), a dupla cruza valsa, MPB, folk, reggae e até trova para falar de magia (O Mágico Estrambólico), implicar com as manias do sexo oposto (Trova do Guri e da Guria), fazer piada com os próprios gases (Planeta Poft) e se encantar por um bichinho de estimação (O Cão Salsicha). No ano seguinte, lançaram também Par ou Ímpar ao Vivo

Tlês - Adriana Partimpim
Desde 2004, Adriana Calcanhotto assume a identidade de Adriana Partimpim para gravar álbuns voltados ao público infantil. Desde então, já lançou três álbuns no gênero. O mais recente, Tlês (2012), deixa um pouco de lado os timbres acústicos dos anteriores para explorar samples e distorções. Taj Mahal, versão do clássico de Jorge Ben Jor, é um dos pontos altos do disco. 

fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!