Offline
Comissão realiza audiência para prestação de contas da Fazenda
29/11/2021 10:56 em imperatriz-ma

Os vereadores receberam nesta manhã de quarta-feira, 25, o secretário adjunto da Secretário de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária, Ely Samuel e o contador geral, George Allysson, representando o secretário Josafan Júnior, na Audiência Pública de apresentação dos Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária do Município de Imperatriz, referente ao 1º quadrimestre do ano. A audiência foi conduzida pelo vereador Wanderson Manchinha (PTB) e realizada por meio da Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Casa e a data da próxima audiência de prestação de contas, do 2º quadrimestre, já foi marcada para o dia 09 de dezembro.

Com questionamentos e sempre priorizando a transparência, o relatório foi disponibilizado para o público que acompanhava os trabalhos na Casa e seguindo as diretrizes estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal, com os demonstrativos das receitas e despesas do município. Até o final do ano, está previsto para ser arrecadado mais de 924 milhões nas receitas correntes da Prefeitura de Imperatriz.

De acordo com o secretário adjunto, o sistema tributário do município passa por uma modernização que aos poucos é implementada e possibilita a melhora e avanços importantes que trazem mais agilidade no trabalho dos profissionais da contabilidade e proporcionam mais qualidade nos serviços prestados à população.

“ O novo sistema para emissão de nota fiscal, por exemplo, visa melhorar o setor tributário e a arrecadação do Município, frente às várias deficiências apresentadas pelo anterior”, explicou Ely que lembrou que a Prefeitura recebeu nota 9,4 em recente avaliação do Tribunal de Contas do Maranhão no quesito transparência pública.

O vereador Adhemar Freitas Junior (SDD) abordou sobre os problemas constantes na plataforma de emissão de documentação da prefeitura e comentou sobre a lacuna existente ainda no sistema que não apresenta com exatidão as dívidas existentes no município. Já o vereador Bebé Taxista (AVANTE) solicitou esclarecimentos sobre os valores apresentados de maneira mais didática para que a população possa compreender a apresentação esplanada.

O vereador Zesiel Ribeiro (PSDB) salientou que a apresentação relata os valores até abril deste ano, não do ano todo e lembrou que o mais importante da audiência e “que interessa para o povo é saber o que tem de receita o que está sendo gasto pela Prefeitura”.

O vereador Jhony Pan (PL) solicitou informações sobre os empréstimos consignados feitos pelos servidores da prefeitura e que, segundo o que lhe foi passado, não são mais descontados de forma automática, gerando dificuldades destes funcionários com os bancos. De acordo com o secretário adjunto, tal problema já foi verificado e está sendo sanado.

 

Por fim, o vereador Wanderson Manchinha (PTB) questionou sobre o planejamento para baixar o percentual de gastos de pessoal e atingir os 54% previstos. A equipe da Prefeitura esclareceu que a própria União flexibilizou as cobranças para adequação do quadro atual por entender que com as dificuldades causadas pela pandemia da COVID-19 ocorreu queda de arrecadação, desequilibrando a balança.

 

http://www.camaraimperatriz.ma.gov.br/noticia/comissao-realiza-audiencia-para-prestacao-de-contas-da-fazenda#:~:text=25/11/2021,Karoline%20Tragante

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!